Coriolis, Movimento
para a Sustentabilidade

Projeto promovido pela Instável em parceria com a Rede Inducar, que se realiza entre setembro de 2020 e abril de 2022. Inspirado na “força” Coriolis, que atua e se difunde simultaneamente em múltiplas direções, o projeto visa melhorar a capacidade interna de um conjunto de organizações culturais, ao mesmo tempo que as aproxima entre si, incentiva à colaboração e trabalha a capacidade de atuação em conjunto. Pretende desenvolver hábitos de colaboração e de co-responsabilização pelo setor, pelo território e comunidades.

É um projeto financiado pelo mecanismo EEA – Grants, gerido em Portugal pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Integra-se no eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s e pretende promover a capacidade e a sustentabilidade da sociedade civil.
coriolis

Estrutura do projeto

O projeto inicia com um estudo de caraterização do setor e diagnóstico de necessidades, conduzido por uma entidade externa. Ao longo dos meses seguintes, procura melhorar as necessidades identificadas, através de um conjunto diversificado de atividades, que no seu conjunto pretende: 1) a atualização de competências dos profissionais, nomeadamente diretores, gestores, produtores, responsáveis de comunicação; 2) o desenvolvimento e implementação de melhores procedimentos de trabalho; 3) o incentivo da colaboração entre pares enquanto hábito; 4) a valorização e coesão do setor, com reforço da sua capacidade negocial.

âmbito de organização

É um programa de formação teórico-prático composto por 14 módulos dedicados a temas de gestão organizacional, identificados como necessidades através do estudo de caraterização do setor. Cada módulo, de 13 horas (8h/10h de formação Síncrona e 5h/3h de formação assíncrona), será conduzido por especialistas convidados. O programa de formação pretende apoiar os profissionais das artes performativas a desenvolverem e implementarem melhores instrumentos e procedimentos de trabalho.

22 e 23 FEV, 14h00-18h00: Europa Criativa – ciclo 2021-2027 | Os passos para uma candidatura, com Sara Machado
8 e 9 MAR, 09h30-13h30: Gerar e gerir projetos culturais, com Vânia Rodrigues
22 e 23 MAR, 10h00-13h00: Direitos de autor e direitos conexos | Elaboração de contratos, com Mafalda Sebastião
5 e 6 ABR, 9h30-13h30: Oportunidades de financiamento nacional para as Artes Performativas, com Magda Bull
19 e 20 ABR: Comunicação cultural: teoria e prática, desejos e realidades, com Maria Vlachou e Catarina Medina
24 e 25 MAIO: Políticas Culturais, documentos estratégicos e advocacy, com Vera Borges
7 e 8 JUN: Licenças e outras obrigações similares nas atividades artísticas e culturais | Regras fiscais específicas para o setor cultural, com Mafalda Sebastião
Assenta num programa de 15 sessões de natureza diferentes, facilitadas pela Rede Inducar. Irão combinar-se sessões de auscultação, de aproximação, de partilha de conhecimentos entre pares, de mentoria/laboratório de projeto. Será também apoiada a criação de novos projetos em colaboração que possibilitem a melhoria do setor e/ou suscitem formas criativas de o entender e o fazer dialogar entre si e com o território.  

18 FEV, 16h30-18h00: Sessão #1
Semana de 1 a 5 MAR: Sessão #2 (dia/hora a escolher em conjunto com os participantes)

Porquê

Num tempo em que diferentes esferas das nossas sociedades são atravessadas por um paradigma de incerteza, e em que somos convidados a refletir e a adaptar as nossas práticas individuais e coletivas por tempo indeterminado, os agentes culturais lutam para continuar a desenvolver o seu trabalho e a manter espaços e diálogos criativos com os seus meios e públicos. Perante a maior vulnerabilidade, face à necessidade de adequação de processos de trabalho, de criação, de apresentação e de envolvimento de públicos e à dificuldade de angariação de coprodutores e recursos financeiros, desenhamos um programa que, no seu conjunto, pretende aumentar a capacidade do setor cultural artístico local, valorizar os conhecimentos específicos de cada organização, promover a aprendizagem partilhada e criar de uma rede de colaboração e partilha de bens, materiais e imateriais.

Como Participar

As inscrições para participar no Projeto Coriolis fecharam a 11 de fevereiro. Depois de um difícil processo de seleção de mais de 100 registos, vindos de 90 Organizações interessadas em participar, fechou-se o grupo de 30 Organizações participantes. São Organizações culturais sem fins lucrativos (formalizadas enquanto associações e cooperativas), localizadas no Porto e na Região Norte. Operam, predominantemente, na área das Performativas, em Teatro, Dança, Novo Circo e Cruzamentos Disciplinares.

Inscrições (até 11 FEVEREIRO 2021)

Informação e contato

Catarina Serrazina